O que é Lipoaspiração?

A Lipoaspiração nada mais é do que a retirada de células gordurosas por camadas em determinadas regiões do organismo onde este excesso está alterando a forma e o contorno corporal.

O que é Lipoescultura?

É a utilização da gordura retirada durante a lipoaspiração, que após tratamento com soluções fisiológicas, é reinjetada em diversas áreas do organismo que estão necessitando de preenchimento para melhoria do contorno corporal. Algumas pacientes podem sofrer uma absorção de até 60% desta gordura, o que poderá acarretar novos procedimentos até atingir o resultado desejado. Nunca há rejeição, uma vez que a gordura é do próprio organismo.

Perguntas Frequentes

A lipoaspiração não serve para perder peso. Existe uma relação de proporção entre Peso x Altura x Eritograma, que determina o volume máximo a ser retirado com segurança. Este cálculo deverá ser apresentado na programação de sua cirurgia.

Sim, cicatrizes muito pequenas, de 2 a 5 mm, que após o período tardio da cicatrização tendem a ficar imperceptíveis.
Para melhor esclarecê-lo(a) sobre a evolução cicatricial, vamos relatar os diversos períodos pelos quais as cicatrizes passarão:

  • PERÍODO IMEDIATO: Vai até a 3ª ou 4ª semana, a cicatriz externa, de excelente qualidade, algumas vezes pode apresentar pequena reação aos pontos intradérmicos. A área lipoaspirada apresenta-se bastante edemaciada e pode ser realizada a drenagem linfática manual a partir da 1a semana para diminuir este edema.
  • PERÍODO MEDIATO: Do 30º dia até o 12º mês. A cicatriz externa apresenta-se na fase menos favorável, vai escurecendo até o 3º ou 6º mês e, a partir daí, vai clareando até completar o período tardio. A cicatrização interna da lipoaspiração pode apresentar fibrose (endurecimento) que pode durar até o 3º ou 6º mês. A realização da drenagem linfática melhora em mais de 50% a regressão da fibrose e o edema tardio.
  • PERÍODO TARDIO: Vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz e a lipoaspiração atingem seu resultado final.

A lipoaspiração promove a retirada definitiva das células gordurosas. No caso de ganho ponderal, o tecido gorduroso aumenta proporcionalmente em todas as camadas, porque a gordura localizada já foi retirada. Perdendo-se peso novamente, volta- se ao resultado final da lipoaspiração.

Na lipoaspiração o traumatismo formado pela cânula é subcutâneo e a dor no pós-operatório é completamente controlada com analgésicos e antiinflamatórios.

A paciente de lipoaspiração volta às atividades de trabalho após 48 horas e às atividades físicas dependerão do edema e das drenagens linfáticas realizadas. Normalmente, entre 15 e 21 dias, liberamos o(a) paciente para estas atividades. Em relação à exposição solar, o(a) paciente só deve submeter-se após absorção completa dos pigmentos de hemoglobina (áreas roxas), o que leva em média 21 dias.

A paciente deve trazer no dia da cirurgia dois modeladores previamente codificados para o seu tipo de cirurgia. Depois de esterilizados, um deles será vestido no término da cirurgia. A paciente já chega de modelador ao quarto, percebendo o resultado imediato da cirurgia.

Recomendações Pré-Operatórias

1. Comunicar-se conosco até dois dias antes da cirurgia em caso de gripe, período menstrual, indisposição, etc.

2. Internar-se em jejum no dia e horário indicado no receituário prévio.

3. Na noite anterior à cirurgia, fazer uma refeição leve, evitar bebidas alcoólicas e fazer um lanche líquido ao deitar.

4. Usar solução ou sabonete indicado para banho completo a partir de 48 horas antes da cirurgia.

5. Se fizer uso de qualquer medicação não suspender sem falar conosco.

6. Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico.

7. Levar modeladores.

Recomendações Pós-Operatórias

1. Seguir orientação dietética fornecida no momento da alta hospitalar.

2. Evitar ambientes quentes (evitar estímulos das glândulas sudoríparas)

3. Tomar medicação no horário correto.

4. Evitar esforços físicos durante o período recomendado.

5. Passar álcool nas fitas de micropore duas vezes ao dia e após o banho.

6. Evitar sol e friagem por um período mínimo de três semanas

7. Voltar ao consultório no horário indicado para os curativos subsequentes.

8. Consulte esta página de Perguntas Frequentes quanto à sua evolução pós-operatória, tantas vezes quanto necessário.